quarta-feira, 4 de março de 2009

Saiba como usar um terno!!!!


Esse post é dedicado aos homens!

Muitos homens têm dúvidas quando o assunto é roupa social para trabalhar ou para eventos formais.
De maneira bem simplificada segue algumas dicas basiquinhas, porém, preciosas para nunca errar no look social. Veja:

Camisas :

As camisas de manga curta, por não serem profissionais o bastante não devem ser usadas com terno, muito menos com gravata. Opte sempre pela camisa de manga longa se o ambiente é formal ou de trabalho. Deixe as de manga curta para usar em eventos informais ou passeio. Use-as com dois botões de cima abertos com calças de alfaiataria ou jeans, combinadas com sapato ou sapatênis bem fashion.

Aviso: Casamento sempre é um evento formal, ok, meninos? Não importa o grau de amizade com os noivos, o traje é sempre formal: de preferência terno completo + gravata, em respeito e consideração à data especial. Segundo as normas, a gravata é fundamental, ainda que seja com camisa social e blazer. Só os teens (adolescentes) estão liberados das gravatas.

Falando ainda de camisas: as de colarinhos do tipo button down (com botões nas pontas) são legais para serem usadas no ambiente de trabalho, mas não são recomendáveis para uma ocasião formal à noite. Opte pelas de barbatana interna, o colarinho fica impecável!

Paletós:

O último botão de cima pra baixo dos paletós e dos blazers nunca deve ser abotoado.

Tanto paletós como blazers devem ficar bem ajustados à sua silhueta. Nada largo, nem calça nem paletó. O terno precisa parecer que foi feito para seu corpo, e não que você comprou dois tamanhos maior, isso aparenta desleixo e não lhe mostrará elegante em ambiente algum.

O padrão-clássico determina que uma pequena faixa da

camisa fique à mostra, ou seja, a manga do paletó sempre ficará um pouco mais curta do que a manga da camisa. Veja na foto.

A manga da camisa não deve ser muito longa, deve terminar exatamente onde começa a mão.

Calças:

As calças devem ser longas o bastante para cobrir as meias e um pouco dos sapatos (não deve cobrir todo o salto). Cuidado para não errar no comprimento, nada de aparecer a meia quando anda e nada de ficar com aquele excesso de pano “empapado” em cima dos sapatos. Veja a foto. As meias acompanham a coda calça, da mesma cor ou um tom mais escuro do que ela. Com calça jeans, as meias podem combinar a cor dos sapatos.

Cintos:

Sempre acompanham a cor dos sapatos. Sapato preto, cinto, igualmente, preto.

Gravatas:

As gravatas devem terminar, com as duas pontas na altura da fivela do cinto. Nem mais nem menos. Não ouse prender as pontinhas dentro da calça! Socorro!


Outras dicas:


Quase não usa terno? Compre primeiro um terno liso de cor: cinza médio, azul marinho ou preto, porque são cores que combinam com tudo. Evite detalhes de moda ou risca de giz, porque é muito marcante. Se você vai usar pouco, mas terá de repeti-lo algumas vezes, o modelo clássico lhe servirá bem. Lembre-se de comprar um terno bem cortado, de bom caimento e ajustado perfeitamente ao seu corpo. Sapatos e cintos pretos são boas opções para quem não quer errar. Gravatas sóbrias, de cores neutras, listras discretas e camisa branca são garantia de elegância em qualquer ambiente formal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário